Recursos e Publicações
 
 
Data de inserção 20.02.2013 Visualizações 597 Downloads 49
 
Ceia Pascal
 
“A Última Ceia realizada por Nosso Senhor com os seus Apóstolos, segundo o antigo rito judaico, foi um “Séder”: uma solene refeição sacrificial pascal. A cerimónia que apresentamos é uma tentativa de reconstituição desse acontecimento, baseada na narrativa dos Evangelhos, na tradição judaica e na palavra dos eruditos.
Qual seria para nós, cristãos, o sentido de encenar a ceia pascal? Certamente não o fazemos apenas copiando o rito judaico, tão venerável em si e conservado até hoje pelos nossos irmãos judeus. Fazemo-lo, sim, para perceber melhor a transição entre a Páscoa antiga e a Nova Páscoa, a Páscoa cristã.”

Esta é uma proposta que pode ajudar cada Escuteiro a uma melhor celebração do Tríduo Pascal. Aconselha-se que a realização deste ritual seja feito em pequenos grupos. Resulta muito bem com as secções mais velhas, nomeadamente a Comunidade e o Clã. A proposta é constituída por dois documentos: um documento explicativo do que é a ceia pascal cristã e um guião da própria ceia. Este guião está formatado de forma a ser impresso em livro; apenas terá de haver o cuidado de o imprimir «frente e verso pela margem mais curta».

Embora este ritual faça apelo ao imaginário (como se estivéssemos sentados na última ceia) e se constitua explicativo dos ritos pascais, nada substitui a vivência pessoal e profunda de toda a quaresma e, em particular, do Tríduo Pascal.
 
Autor
Junta de Núcleo Terras de Santa Maria - Região do Porto
Categorias
Animação da Fé
Públicos
Dirigentes
Formatos
Documento
 
Sugestões de Recursos e Publicações
 
Modelo de vida - Santa Teresa Benedita da Cruz
Visualizações 405 Downloads 25
 
ESD - Rewarding your leaders at camp
Visualizações 272 Downloads 12
 
Caderno de ideias para a venda do Calendário
Visualizações 493 Downloads 82
 
Carta aos Noviços (Caminheiros)
Visualizações 577 Downloads 132
2012 Copyright © Todos os direitos reservados - Corpo Nacional de Escutas