Informações
 
A ideia do Projecto
Todas as boas-práticas das nossas Unidades, podem gerar quase que automaticamente um bom Recurso. Esta é uma ideia relativamente simples, mas que de alguma forma, esteve na origem deste espaço de partilha de ferramentas escutistas que o é a página “Recursos Pedagógicos”, uma iniciativa da Secretaria Nacional Pedagógica do Corpo Nacional de Escutas.
A partilha é por consequência o grande mote deste espaço. Todos os Dirigentes, na sua acção pedagógica nas Unidades, têm por vezes necessidades de renovar abordagens. Essa renovação tem antes de mais que ver, com a procura de novas ideias em espaços e pessoas, que no quotidiano estão fora do seu alcance. Assim sendo, faz todo o sentido, ainda mais numa altura de renovação do Programa Educativo e Sistema de Formação da Associação, o lançamento de um espaço online, que promova a partilha de ideias em forma de recursos e publicações, que todos os Dirigentes poderão conhecer, adaptar e implementar nas suas Unidades.

Educação para a Partilha
Mais que um espaço de mera consulta, o Recursos Pedagógicos é um espaço comunitário de sistematização de boas-práticas transformadas em ferramentas, construído por todos os seus visitantes. Não se pretende que este seja um site pertencente a uma determinada estrutura, mas que se torne um lugar privilegiado, onde todos os Dirigentes do CNE, encontrarão instrumentos válidos para as suas acções, mas também onde podem publicar as suas próprias ferramentas. O envolvimento de todos, na construção e constante melhoramento do site, acaba por ser tornar um processo simples de “educação para a partilha”, tornando todos os utilizadores também responsáveis pelo sucesso, ou não, deste espaço.

O que pode ser publicado

Uma ferramenta é de forma pragmática, qualquer material de cariz pedagógico ou formativo, seja em que formato for (apresentações, cartazes, livros, folheto, fichas informativas, vídeos, etc.) que possa ajudar qualquer Dirigente a colocar em prática na sua Unidade uma determinada boa-prática. Para além desta utilização directa, constitui-se também como uma ferramenta valiosa, qualquer recurso ou publicação que permita ao Dirigente instruir-se, amadurecer opiniões ou valorizar a sua acção educativa, junto dos seus escuteiros.
  Como Partilhar Recursos
O processo de partilha de ferramentas na página dos Recursos Pedagógicos é bastante simples e resume-me a uma metodologia de 5 etapas.

1. Preparação do recurso a enviar
Convém que a ferramenta seja disponibilizada em formatos comuns (pdf, word, powerpoint, jpgs, etc.) conforme a situação aplicável e o seu peso em megabits optimizado para o mínimo possível.

2. Preparação da imagem e texto informativo
Para ser publicada no site, a ferramenta precisa ser acompanhada por uma imagem (o tratamento é feito pela equipa de gestão do site) e um pequeno texto descritivo de contextualização da utilização daquele material (com um mínimo de 400 caracteres e um máximo de 1500 caracteres, incluindo espaços).

3. Envio de material
Depois de preparada, a ferramenta e as suas informações, devem ser enviadas para o email do Recursos Pedagógicos (info@recursospedagogicos.cne-escutismo.pt).

4. Aviso de recepção e melhorias
Receberá depois, um email com a confirmação da recepção desse material e a sugestão, ou não, de possíveis melhorias, procurando sempre tornar cada ferramenta o mais completa possível.

5. Publicação no site
Depois de validada a ferramenta é então disponibilizada online pela equipa de gestão do Recursos Pedagógicos, para que todos os visitantes a possam conhecer e utilizar.
 
298

Número de Recursos e Publicações disponibilizadas.
 
28285

Número total de Downloads de Recursos e Publicações..
15

Número de Ligações disponibilizadas.
   
2012 Copyright © Todos os direitos reservados - Corpo Nacional de Escutas