Glossário Pedagógico
 
Proposta Educativa
Declaração das finalidades últimas da Associação, expressando a sua intenção educativa. É baseada na análise das necessidades e aspirações dos jovens num determinado tempo e num contexto sócio-cultural específico, e serve de: ideal para os jovens; referência para a acção continuada dos Dirigentes; “cartão de visita” para a Sociedade Civil.

Área de Desenvolvimento Pessoal
Dimensões consideradas fundamentais na identidade individual, nas quais cada jovem deve progredir para atingir o seu máximo potencial. As 6 áreas consideradas são: Física, Espiritual, Afectiva, Social, Carácter, Intelectual.

Trilhos Educativos
Eixos de crescimento a explorar em cada Área de Desenvolvimento, no âmbito dos quais se definem os Objectivos Educativos a atingir.

Objectivos Educativos
Capacidades (Conhecimentos, Competências e Atitudes) a serem adquiridas por um jovem no final de um processo educativo.

Objectivos Educativos Finais
Objectivos Educativos a serem atingidos no final do percurso escutista (ao fazer a Partida do Clã).

Objectivos Educativos de Secção
Objectivos Educativos a serem atingidos por altura da passagem à Secção seguinte.

Oportunidades Educativas
Todas as oportunidades para que cada criança ou jovem possa desenvolver-se nas 6 Áreas de Desenvolvimento, e que contribuem para ir alcançando os Objectivos Educativos adoptados.
  Actividades
Iniciativa e acções, planeadas e desenvolvidas pelos jovens, com acompanhamento adulto, que consubstanciam o jogo escutista e respondem às suas aspirações de descoberta e realização, contemplando uma sequência de oportunidades educativas diversificadas nas fases da escolha, planeamento, concretização e avaliação.

Sistema de Progressão Pessoal

Conjunto de oportunidades, procedimentos e instrumentos que são postos à disposição de cada jovem para incentivo e reconhecimento da sua progressão pessoal.

Projecto Educativo
Conjunto de objectivos e métodos, traduzidos em oportunidades, que contribuem para a construção de um percurso de desenvolvimento pessoal das crianças e jovens. O Projecto Educativo Global do CNE é composto por 4 Projectos complementares, correspondentes a cada Secção.

Método Escutista
Sistema de auto-educação progressiva baseado em: Lei e Promessa, Aprender Fazendo, A vida em pequenos grupos (Sistema de Patrulhas), Progressão Pessoal e Avaliação (Sistema de Progresso), Vida na Natureza, Mística e Simbologia e Relação Educativa.

Programa Educativo
Totalidade daquilo que os jovens fazem no Escutismo (as Actividades), como é feito (o Método Escutista) e a razão porque é feito (a Finalidade).
2012 Copyright © Todos os direitos reservados - Corpo Nacional de Escutas